Pesquisa:

sábado, 14 de agosto de 2010

Arte Barroca sobre Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho)

Por: Julia Alves de Brito Gonçalves nº 13 6E

Arte Barroca no Brasil

A arte barroca no Brasil surpreendeu os portugueses e o Mundo todo, pois, sua arte e arquitetura elaboradas de maneiras completamente diferentes e únicas, como a arquitetura de Minas Gerais revela uma originalidade à da metrópole (Portugal). As irmandade laicas (que não pertence a igreja) como, as Ordens Terceira do Carmo e de S. Francisco que foram bons exemplos na arquitetura barroca de Minas Gerais.

Sobre Antônio Francisco Lisboa ("Aleijadinho")

Um conhecido artista brasileiro de arte barroca é o Antônio Francisco Lisboa mais conhecido pelo seu apelido “Aleijadinho”. Antônio Lisboa (Aleijadinho) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença,pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática mas ninguém se sabe. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstrava um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, trabalhava ainda na construção de igrejas e altares
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.
As Obras mais importantes de "Aleijadinho":





Igreja de S. Francico de Assis, de Ouro Preto.
Construída de 1766 a 1792, é a obra mais original e pessoal do "Aleijadinho", que realizou integralmente desde o projeto ao acabamento.





Em cima, o Profeta Joel ( Santuário do Bom Jesus de
 Congonhas do Campo). Um dos doze profetas esculpidos 
por Antônio Francisco Lisboa "Aleijadinho".






           Congonhas do Campo (Ouro Preto), Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Feito por Antônio Francisco Lisboa "Aleijadinho".

Fonte de Pesquisa:
E do Livro História da Arte 8 Editora Salva.

Um comentário: