Pesquisa:

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arte Barroca-Nina Haase Ceccon,nº 23

       A arte barroca iniciou-se no seculo 16 a 17, na italia. Nesse período, ocorreu muitas mudanças economicas, sociais e religiosas na Europa. Após o período do Renacimento e as reformas religiosas, a igreja católica foi perdendo seu poder. Para reconquista-lo, organizou a Contra-reforma e nela, iniciou-se a arte Barroca.
       A primeira igreja a ser construida com esse estilo, foi a Gesù, localizada na Roma por um arquiteto italiano Giacomo della Porta, entre 1571 a 1575.(Imagem ao lado>>>)     

      Na arte Barroca, é existente também como quadros. O conceito é o Ouro, para mostrar os sentimentos da cena, que normalmente era bem teatral, isto é, o personagem parece estar em movimento e a religiosidade é mostrada de forma dramática, que chega até a atingir a emoção de quem observa o quadro. A luz, também da a intencidade do drama a Cena, destacando os elementos importantes do quadro.
     

Gian Lorenzo Bernini:

Gian Lorenzo Bernini, foi um importante artista barroco italiano,que nasceu em Nápoles, cedo, foi morar em Roma, onde suas habilidades foram notadas pelo pintor Annibale Caracci. O artista trabalhou, principalmente em Roma.  Gian, destinguiu-se como esqultor e arquiteto, mesmo sendo pintor, desenhista, cenógrafo e criador de incriveis Pirotécnicas.(imagem do artista ao lado>>>)

Algumas obras de Bernini:
A Êxtase de Santa Teresa.nicho em mármore e bronze dourado< localização:Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria da Vitória, Roma

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u23.jhtm




Nenhum comentário:

Postar um comentário