Pesquisa:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Roma Antiga--Nina Haase Ceccon--nº 23

   Roma Antiga- Pinturas

Roma Antiga é o nome dado à civilização que se desenvolveu na Italia a partir da cidade de Roma antigamente. A civilização romana é tipicamente inserida na Antiguidade Clássica, juntamente com a Grécia Antiga, que muito lhe inspirou a cultura. Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, ARTE, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.
   Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo(imagem ao lado>>>>> ). Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma. Nas artes destacava-se a  pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
 Cultura Romana.
     A cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega. Os romanos"copiaram" muitos aspectos da arte, pintura e arquitetura grega.
Roma, tem belíssimas obras de artes, veja algumas obras abaixo:


 

Os romanos usavam bastante cores vivas, e também cores fortes que valorizavam suas pinturas.
Os gregos "copiavam" bastante as obras romanas pois a idolatravam e a matavilhavam.

Fontes: Wikipedia/(livro)história da arte/mundosites.net
Nina Haase Ceccon---nº 23

2 comentários: