Pesquisa:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Arquitetura Egípcia Beatriz Félix Cruz número 02

O estilo egípcio é anterior ao grego, sendo a pirâmide sua forma típica. No templo, a decoração em baixo – relevo é abundante, bem como o uso de imensas colunas, por exemplo, antropomórficas ( V. Arquitetura Egípcia.)
Igualmente pré - grega é a arquitetura mesopotâmica, que tem no zigurate, pirâmide em degraus, feita em tijolos, sua forma básica. O mais famoso dos zigurates foi sem duvida o de Ur Nemrod - a Torre de Babel, da Bíblia, elevando-se em seis patamares. (V.Arquitetura do Oriente Médio.)
Arquitetura Mulçumana deriva da persa, da romana, da bizantina, etc. Forma típica é a mesquita, que comporta o mirhab ( lugar indicativo da direção de Meca.)
A construção mais notável do Egito é a pirâmide, grande tumulo faraônico que, até cristalizar-se em sua forma definitiva, teve de atravessar diversos estágios. A pirâmide deriva da mastaba (do árabe mastaba, montículo), originada no período pré-dinastico, quando não passava de uma prtoteção de tijoloa argamassa ao cadáver ameaçado pelos animais do deserto. Mas tarde surgiram as falsas pirâmides, ou pirâmides truncadas, as em degraus e, finalmente, as pirâmides clássicas de faces lisas.

Beatriz Félix Criz número 02

Um comentário: