Pesquisa:

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Expressionismo e Edvard Munch- Giovana Nunes 07

                                                           EXPRESSIONISMO
          O expressionismo é a arte do instinto, criado no final do séc. XX, trata-se de uma pintura drmática "expressando" sentimentos humanos. Utilizando core irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão e a miséria humana. Deforma-se a figura para ressaltar o sentimento. Normalmente os quadros são trágicos ou sombrios.
          O expressionismo também foi marcante na literatura, cinema e teatro. No Brasil, o movimento encontrou sua máxima representação através da pintura, especialmente por meio de artistas como Anita Malfatti, Lasar Segall e Osvaldo Goeldi.
         
                                                          EDVARD MUNCH

          Edvard Munch é um artista plástico norueguês , por muitos estudiosos das artes plástica, é considerado como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha. Nascido na cidade de Loten (Noruega) de 12 de dezembro de 1863, Munch teve uma vida familiar muito conturbada e já adulto começou a apresentar um quadro psicológico conturbado e conflituoso.
          Munch estudou artes plásticas no Liceu de Artes e Ofícios da cidade de Oslo (capital da Noruega). Em 1893, pintou sua obra de arte de maior importância O Grito em 1893 que se tornou um dos maiores símbolos do expressionismo.
          No final da década de 1930 e início da década de 1940 passou por uma forte decepção, já governo nazista ordenou a retirada de todas as obras de arte de Munch dos museus da Alemanha.Isso  por considerá-las esteticamente imperfeitas e por não valorizar a cultura alemã.
          Munch morreu em 23 de janeiro de 1944, na cidade de Ekely (próximo a Oslo).

          Abaixo algumas das obras mais famosas de Edvard Munch:

O Grito (The Scream), Edvard Munch- 1893- técnica de óleo e pastel sobre cartão, encontrado agora na Galeria Nacional de Oslo


Auto- retrato de Edvar Munch, agora em Royal Academy of Arts


                                                     






Nenhum comentário:

Postar um comentário