Pesquisa:

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pinturas da Roma Antiga Giovana Nunes da Cunha - n 07

Boa parte do que hoje sabemos sobre a pintura romana se deve a uma tragédia natural. Quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção no ano 79 d.C. soterrou duas prósperas cidades, Pompéia e Herculano. Grande parte da população faleceu, mas algumas das edificações foram preservadas e a lava endurecida, e com elas suas pinturas decorativas.
Os materiais usados pelos romanos dependiam do gênero da pintura. Os mais usados eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra para a pintura mural. Para a composição das pinturas murais os romanos revelaram a mesma inclinação eclética que exibiram em outras artes.
Os achados de pinturas romanas têm se multiplicado nos últimos tempos em vista do progresso das pesquisas arqueológicas, com vários exemplos descobertos em localidades distantes da capital, como na Alemanha, Hungria, França, Portugal e Ásia, e as evidências indicam que seu uso era generalizado, tanto para fins puramente decorativos
Os retratos merecem um comentário à parte porque eram elemento importante no sistema religioso e social romano. O costume de retratar os mortos tinha longa tradição. O uso do retrato não era usado apenas pelos romanos, e desde o Helenismo se tornara comum e todo o Mediterrâneo, não só como lembrança dos mortos, mas também como oferendas aos deuses e como elogio dos vivos, especialmente dos imperadores, generais e outras personalidades, mas também aos cidadãos comuns.
Abaixo você poderá observar algumas pinturas da Roma antiga:



Hércules encontrando seu filho Télefo,Basílica de Herculano


Paisagem do tipo sacro-idílica com Perseu e Andrômeda, da Sala Mitológica na Villa Imperial de Boscotrecase


Assembleia dos deuses,Vergilius romanos

2 comentários: