Pesquisa:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

História do Barroco e de Caravaggio

         
                                       História do barroco
                                                e de Caravaggio
GIOVANA N. DA CUNHA-07

            A arte barroca começou em Roma no século XVII, inicialmente a serviço da igreja católica. Os primeiros artistas barrocos se inspiraram nos artistas do renascimento italiano, como por exemplo em Michelangelo Buonarroti. Em relação ao estilo renascentista, o estilo barroco é mais movimentado, vigoroso, teatral e dramático.
         
          Abaixo temos 2 pinturas que ilustram a diferença entre o estilo renascentista e o estilo barroco, ambas com o tema religioso da Assunção da Virgem Maria.

        Estilo Renascentista                                                     Estilo Barroco
TICIANO                                                    RUBENS                                    

          Da Italia o estilo barroco se espalhou pelo Norte da Europa, onde os principais artistas foram o holândes Rembrandt e o belga( flamengo) Peter Paul Rubens, que se destacou pela utilização de cores fortese composições complexas. Rubens e Rembrandt pintavam as figuras de seus quadros com contornos menos definidos e pinceladas mais livres do que os artistas italianos.

          A escultura barroca também é mais exagerada e movimentada do que a escultura renascentista.
          Gian Lorenzo Bernini foi o escultor e arquiteto mais importante do barroco na italia, sua escultura mais famosa é o Extase de Santa Tereza (abaixo).




Os pintores Barrocos também utilizavam bastante o contraste entre o claro e escuro em seus quadros.
O principal pintor do barroco italiano foiMichelangelo da Caravaggio.        
Michelangelo Merissi nasceu em 1571 na cidade de Caravaggio( e por isso o nome).Ele teve uma vida curta não chegou aos quarenta anos( morreu aos 39) e viveu a maior parte desse tempo em Roma.Lá teve um momento de miséria onde chegou a vender obras pelas ruas.
           As pinturas  de Caravaggio tinham temas religiosos ou da mitologia greco-romana. Ele é considerado um pintor revolucionário, pois tinham um estilo muito original, exagerando no contraste entre o claro e o escuro e representando as figuras sagradas como pessoas comuns, de forma extremamente realista.Caravaggio é conhecido como um artista cujo o estilo de pintar mesclava fundos negros, com focos de luz intensa, também por ter uma perssonalidade emocionalmente instavel.
         Abaixo alguns quadros famosos de Caravaggio.


                                                      Vocação de São Matheus


                                                               Incredulidade de São Tomé

FONTE: site-mestres.folha.com.br
             livro-O Barroco e o Século XVII, de Madeleine Rowland Mainstone
         
    
    

Auto-retrato de 1661


Nome completo Rembrandt Harmenszoon van Rijn


Nascimento 15 de julho de 1606


Leiden, Países Baixos




Morte 4 de outubro de 1669 (63 anos)

Amsterdã, Países Baixos


Nacionalidade neerlandês


Ocupação pintor


Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leiden, 15 de julho de 1606 – Amsterdã, 4 de outubro de 1669) foi um pintor e gravador holandês.

É considerado um dos maiores nomes em toda a história da arte europeia e dos mais importantes da história neerlandesa.[1] Suas contribuições à arte surgiram em um período denominado pelos historiadores de "Século de Ouro dos Países Baixos", na qual a influência política, a ciência, o comércio e a cultura neerlandesa — particularmente a pintura — atingiram seu ápice.

Tendo alcançado sucesso na juventude como um pintor de retratos, seus últimos anos foram marcados por uma tragédia pessoal e dificuldades financeiras. No entanto, suas gravuras e pinturas foram populares em toda a sua vida e sua reputação como um artista manteve-se elevada,[2] e por vinte anos ele ensinou quase todos os importantes pintores neerlandeses.[3] Os maiores triunfos criativos de Rembrandt são exemplificados especialmente nos retratos de seus contemporâneos, auto-retratos e ilustrações de cenas da Bíblia. Seus auto-retratos formam uma biografia singular e intimista em que o artista pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade.[1]

Tanto na pintura como na gravura, ele expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência; assim, a representação de uma cena bíblica era baseada no conhecimento de Rembrandt sobre o texto específico, na sua assimilação da composição clássica, e em suas observações da população judaica de Amsterdã.[4] Devido a sua empatia pela condição humana, ele tem sido chamado de "um dos grandes profetas da civilização".

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Peter Paul Rubens - Camila Ballini Luiz n°3

      Peter Paul Rubens nasceu numa cidade chamada Siegen, na Vestfália que atualmente é uma região na Alemanha, no dia 29 de junho de 1577. Começou a estudar pintura na adolescência. Foi aluno de vários artistas, inclusive de Otto van Veen. Otto van Veen , provavelmente, foi quem aconselhou Rubens a ir estudar pintura na Itália, então Rubens foi para Veneza em 1600, estudar pintura. Na Itália, ele conseguiu atrair a atenção do Duque Vicenzo Gonzaga, que o fez seu pintor oficial, podendo viajar para outros lugares. Peter Paul Rubens morreu no dia 30 de maio em 1640, em Antuérpia.

Arte Barroca
     A arte barroca iniciou-se no século 16 a 17, na Itália. Ela na maioria das vezes é representada por ouro. Com ela pode ser feitas pinturas, arquiteturas e esculturas.  A primeira igreja a ser construída com o estilo da arte barroca foi a Gesù, Roma, que demorou em media 4 anos para ser construída.

Algumas pinturas de Rubens:


Dança dos Aldeões, Museu do Prado


O Jardim do Amor, Museu do Prado


Auto-retrato


sábado, 14 de agosto de 2010

Arte Barroca sobre Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho)

Por: Julia Alves de Brito Gonçalves nº 13 6E

Arte Barroca no Brasil

A arte barroca no Brasil surpreendeu os portugueses e o Mundo todo, pois, sua arte e arquitetura elaboradas de maneiras completamente diferentes e únicas, como a arquitetura de Minas Gerais revela uma originalidade à da metrópole (Portugal). As irmandade laicas (que não pertence a igreja) como, as Ordens Terceira do Carmo e de S. Francisco que foram bons exemplos na arquitetura barroca de Minas Gerais.

Sobre Antônio Francisco Lisboa ("Aleijadinho")

Um conhecido artista brasileiro de arte barroca é o Antônio Francisco Lisboa mais conhecido pelo seu apelido “Aleijadinho”. Antônio Lisboa (Aleijadinho) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença,pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática mas ninguém se sabe. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstrava um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, trabalhava ainda na construção de igrejas e altares
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.
As Obras mais importantes de "Aleijadinho":





Igreja de S. Francico de Assis, de Ouro Preto.
Construída de 1766 a 1792, é a obra mais original e pessoal do "Aleijadinho", que realizou integralmente desde o projeto ao acabamento.





Em cima, o Profeta Joel ( Santuário do Bom Jesus de
 Congonhas do Campo). Um dos doze profetas esculpidos 
por Antônio Francisco Lisboa "Aleijadinho".






           Congonhas do Campo (Ouro Preto), Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Feito por Antônio Francisco Lisboa "Aleijadinho".

Fonte de Pesquisa:
E do Livro História da Arte 8 Editora Salva.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arte Barroca-Nina Haase Ceccon,nº 23

       A arte barroca iniciou-se no seculo 16 a 17, na italia. Nesse período, ocorreu muitas mudanças economicas, sociais e religiosas na Europa. Após o período do Renacimento e as reformas religiosas, a igreja católica foi perdendo seu poder. Para reconquista-lo, organizou a Contra-reforma e nela, iniciou-se a arte Barroca.
       A primeira igreja a ser construida com esse estilo, foi a Gesù, localizada na Roma por um arquiteto italiano Giacomo della Porta, entre 1571 a 1575.(Imagem ao lado>>>)     

      Na arte Barroca, é existente também como quadros. O conceito é o Ouro, para mostrar os sentimentos da cena, que normalmente era bem teatral, isto é, o personagem parece estar em movimento e a religiosidade é mostrada de forma dramática, que chega até a atingir a emoção de quem observa o quadro. A luz, também da a intencidade do drama a Cena, destacando os elementos importantes do quadro.
     

Gian Lorenzo Bernini:

Gian Lorenzo Bernini, foi um importante artista barroco italiano,que nasceu em Nápoles, cedo, foi morar em Roma, onde suas habilidades foram notadas pelo pintor Annibale Caracci. O artista trabalhou, principalmente em Roma.  Gian, destinguiu-se como esqultor e arquiteto, mesmo sendo pintor, desenhista, cenógrafo e criador de incriveis Pirotécnicas.(imagem do artista ao lado>>>)

Algumas obras de Bernini:
A Êxtase de Santa Teresa.nicho em mármore e bronze dourado< localização:Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria da Vitória, Roma

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u23.jhtm